Uva
Chardonnay
Bem-vindo!
100% Chardonnay Barricado do terroir Pinto Bandeira, envelhecido por 10 meses em barricas de carvalho, com Bâtonnage semanal (agitação das leveduras para ganho de estrutura). Garrafas numeradas manualmente.
Uva
Chardonnay
Tipo do vinho
Branco
Classificação
Seco
Teor alcoólico
13%%
Região
Caminhos de Pedra - RS
Vinícola
Casa Fonatanari
Temperatura de Serviço
14ºC a 16ºC
Tempo de Guarda
10 anos
Harmonização
Versátil, harmoniza bem com carnes vermelhas magras e pouco condimentadas, como filé mignon, além de peixes e carnes brancas mais intensos, como salmão ao molho roquefort e bacalhau.
100% Chardonnay Barricado do terroir Pinto Bandeira, envelhecido por 10 meses em barricas de carvalho, com Bâtonnage semanal (agitação das leveduras para ganho de estrutura). Garrafas numeradas manualmente.
Terroir: Pinto Bandeira
Uvas: 100% Chardonnay
Quantidade de Produção: De 1.100 a 1325 garrafas por lote/safra.
Premiações: Concurso Mundial de Bruxelas, Wines of Brazil Awards, Guia Adega de Vinhos, Grande Prova de Vinhos do Brasil, entre outros
Características Organolépticas: Intenso, gorduroso, espesso e macio, com longa permanência gustativa e boa estrutura, proporcionando a sensação de “boca cheia”. Aromas de abacaxi em compota, geleia de maçã verde, pera e pêssego maduros, combinados com notas da levedura e do carvalho, como coco, tabaco, café, chocolate branco, baunilha e amêndoas. A qualidade deste vinho se destaca pela forma como o sabor permanece no paladar após a degustação.
Tempo de Guarda: Atingirá seu melhor momento em 2033
Harmonização: Versátil, harmoniza bem com carnes vermelhas magras e pouco condimentadas, como filé mignon, além de peixes e carnes brancas mais intensos, como salmão ao molho roquefort e bacalhau.
Temperatura de Serviço: 8°C a 10°C
Características da Elaboração: Elaborado a partir de uvas cultivadas em espaldeiras de montanha no renomado terroir de Pinto Bandeira, com a particularidade de quatro momentos distintos de poda, reduzindo a quantidade de uva por planta a no máximo dois quilos. Essa baixa produção concentra aromas e sabores, permitindo que o vinho envelheça por 10 meses em barricas de carvalho, mantendo a fruta como protagonista. Durante esse período, o processo de bâtonnage foi realizado semanalmente, agitando as leveduras dentro das barricas para agregar complexidade e cremosidade ao vinho. Destacam-se o uso de técnicas de débourbage, prensagem pneumática e controle de temperatura ao longo de todo o processo.